Os segredos da Galeria Borbonica

06 de maio de 2023

Sinta-se um Indiana Jones na bela cidade italiana banhada pelo Mediterrâneo. Se você estiver em Nápoles e for do tipo de gosta de história não pode deixar de conhecer a Galleria Borbonica.

Tentarei resumir, pois são séculos de histórias depositadas nesse local. De acordo com as informações dos guias, debaixo da cidade italiana túneis foram construídos para retirada de rochas para construção arquitetônica de palacetes pela cidade e também para mineiração de água e outros materiais. Em dado momento, lá pelos anos 1800 e bolinha o rei, temeroso por uma revolução decidiu construir um caminho subterrâneo que levasse à saída da cidade promovendo uma fuga silenciosa e invisível, que nunca aconteceu.

Durante anos, esse caminho subterrâneo com locais de lavra e também do projeto de fuga do castelo real foi esquecido pela comunidade local, até que veio a segunda guerra mundial.

Os túneis serviram de abrigo para o exército, onde os praças deixaram materiais bélicos e de sobrevivência que são guardados até hoje. Durante o pós guerra, famílias desalojadas pelos bombardeios ocuparam as galerias, até que foram retiradas em meados dos anos 50.

Ainda assim, o interesse cultural pelos túneis naquela época parece não ter existido, pois após a desocupação nesse triste capítulo das galerias, a cidade começou a usar o espaço como local de desova de objetos em desuso, inclusive carros e motos apreendidos pelas autoridades se trânsito, ou abandonados por seus proprietários nas ruas napolitanas.

Resumo da ópera – já que estamos na Itália – hoje a posse do local é de um visionário que transformou os túneis em uma atração turística imperdível pra quem gosta de história. São coordenadas visitas em grupos que podem variar de uma a várias horas no local. Pra nós, antigomobilistas, as sucatas automotivas deixadas ali são a grande atração, mas há espaço para estudos espeleológicos, históricos e culturas em visitas específicas de acordo com o tema.

Importante: agende sua visita, o local estava lotado e não consegui ingresso pra toda a família. A entrada custa 10 Euros, e na minha opinião, vale cada centavo. Não recomendado para crianças. O local é frio, escuro e úmido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.