Os atleticanos no Iraque

08 de março de 2024

O que um blog automotivo tem a ver com futebol? Nesse caso, tudo! Se você gosta de história, futebol e automóvel, leia o post abaixo.

Olhando essas fotos rapidamente a gente imagina que seja alguma comemoração dos atleticanos aqui em MG, por motivos óbvios, os Fiats tão comuns vindos da cidade de Betim, os uniformes  e bandeiras do Atlético Mineiro e também pelos caminhões brasileiríssimos.

Mas pasmem, essa é uma comemoração em solo iraquiano, nos saudosos anos 80, época onde o meu amigo também antigomobilista Éder Aleixo , “o canhão de Vespasiano” triunfava vitoriosamente os campeonatos estaduais diversas vezes seguidas.

Contextualizando:
Entre 79 e 85 muitos brasileiros, a maioria mineiros foram emigrados para o Iraque afim de colaborar no desenvolvimento de infraestrutura daquele país. A empresa responsável pelas construções era a tradicional Mendes Júnior, que já naquela época empregava muita gente nas construções de viadutos e estradas em Minas, onde “ser engenheiro” da empresa era símbolo de status e sucesso.

Esses brasileiros foram enviados para a terra do Sadam com seus Fiats 147 e montaram acampamento nas construções. Justamente nesse período, o Galo arrebentava, ganhando tudo – ou quase  tudo. Isso inclusive é tema de discussão até hoje, a famosa garfada do título do Brasileiro de 1980 contra o Flamengo, que eu não renderei o assunto para evitar a polêmica. Mas vocês aí em baixo podem comentar aí em baixo à vontade! 😆

Em relação aos carros, a maioria dos Fiats é o 147 de primeira geração, mas vemos em destaque também o “frente Europa” que nunca existiu na Europa. Vai saber porque deram esse nome, né? Os caminhões são os Mercedes da linha 1113/1313/1513 que foram exportados para o mundo inteiro e vemos também um Chevrolet D60 que tem design nacional e foi vendido somente aqui no Brasil

Essas fotos eu roubartilhei do perfil do Instagram @cortedegiro_ e são relíquias históricas que devem ser compartilhadas. Você aí, tem algum amigo ou parente que lembra época?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.